Posso viajar de avião grávida?! Saiba mais
ViagensPosso viajar de avião grávida?! Essa é a dúvida de muitas mulheres grávidas. Todas se preocupam com os efeitos que a viagem pode causar em seus corpos e também se pode influenciar na saúde do bebê.
Neste post do blog recolhemos algumas informações importantes de serem compartilhadas sobre esse assunto.
É recomendável não viajar de avião nos três primeiros meses de gestação. Isso porque esse é o período com maior chance de aborto e algumas mulheres ainda se queixam mais de sonolência, enjoos e outros pontos que podem atrapalhar uma viagem mais longa, por exemplo.
Da mesma forma, existem algumas regras de até qual período é permitido voar estando grávida. É possível chegar num consenso de que é permitido até o sétimo mês em todas as companhias aéreas. Em outras, por sua vez, é possível viajar até o oitavo mês tendo em mãos, no entanto, um atestado médico autorizando a viagem. Nele, devem constar essas informações:
- Origem e destino da viagem;
- Data dos voos;
- Tempo máximo de voo permitido;
- Estimativa da data de nascimento do bebê;
- Idade gestacional;
- Parecer médico.
Posto que esse atestado deve ter sido emitido até, no máximo, 7 dias antes do voo, leve em consideração o tempo de gravidez que você estará quando for a data de retorno. Sempre consulte a empresa aérea sobre suas regras com relação ao voo de grávidas.
Principais cuidados para as gestantes que vão viajar de avião
Para que a sua viagem transcorra sem problemas, é sempre importante se preparar e ficar atenta a algumas dicas. Veja as mais importantes:
- procure fazer uma refeição leve antes da viagem, evitando itens que possam causar mal estar;
- Use uma roupa bastante confortável, lembrando que algumas grávidas podem inchar e dependendo da roupa isso pode ser bem desconfortável, principalmente em viagens mais longas;
mantenha todos os contatos sempre à mão, como número do médico, de seguro e outros importantes; - Leve na bagagem de mão a sua “farmacinha”, com itens permitidos e orientados pelo seu médico, como medicamentos para enjoo, azia, dor de cabeça, etc.;
- Tire os sapatos, pois é muito provável que seus pés e pernas inchem.
- evite ficar sentada durante toda a viagem e considere fazer pequenos alongamentos ou caminhadas dentro do avião;
- Enquanto estiver sentada, pode alongar, girar e mover seus tornozelos de vez em quando.
- prefira sentar próxima ao corredor (já que grávidas costumam ir mais ao banheiro);
- use meias de compressão prescritas pelo seu médico;
- hidrate-se adequadamente durante o voo;
- tenha na sua bolsa de mão algumas barras de cereais, frutas secas, bolachas integrais e garrafinhas de água, não ficando muito tempo sem se alimentar.
Aeronaves, decolagens e aterrissagens
Outro conselho útil na hora de voar é exigir assentos perto das asas ou na frente, dessa forma, sentirá menos o movimento do avião. A respeito do cinto de segurança, você deve usá-lo sempre abaixo da sua barriga.
Evite viajar em aeronaves muito pequenas que não contam com cabines pressurizadas. Isso porque, a pressão do ar na cabine será inferior nas altitudes mais baixas, o que acaba levando a um aumento nos batimentos cardíacos e na pressão arterial para que o organismo absorva mais oxigênio.
É normal que durante a viagem, especialmente na decolagem e aterrissagem, você sinta enjoos, os ouvidos tapados, tontura ou dor de cabeça. Isto pode acontecer devido à qualquer mudança na pressão do avião e não representa nenhum perigo ao bebê.
Passageiro preferencial
Por fim, não só a mulher grávida pode viajar de avião como deve. E também tem atendimento prioritário nos processos no aeroporto. Por exemplo: no check-in, no despacho da bagagem, na inspeção de segurança e no embarque.
Gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, idosos, passageiros com mobilidade reduzida ou necessidades especiais possuem preferência no embarque.
O planejamento da viagem é muito importante. Chegue ao aeroporto com antecedência e tome cuidado no destino para realizar passeios para evitar qualquer tipo de estresse.
Curtiu as dicas? Semana que vem tem mais! Enquanto espera, acesse a LojaLittle.com e se encante com nossos produtos!